quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conheça um pouco mais sobre o espaço do evento

| História do Espaço

A Igreja da Nossa Senhora da Barroquinha, construída entre 1722 e 1726, foi quase destruída por um incêndio em março de 1984 e se encontrava num estado de grande degradação. No passado, a igreja da Barroquinha, além de um templo católico, era um espaço ligado às tradições das nações africanas, sendo frequentada por mulheres "nagô-iorubás", da nação Ketu e pela população e trabalhadores locais.

| Como surgiu o Espaço Cultural Barroquinha

Em 1991, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) desenvolveu o projeto do Espaço Barroquinha como proposta de transformar as ruínas da Igreja, matriz do sincretismo religioso, em espaço cultural. À época foi celebrado um convênio com a Arquidiocese de Salvador e aprovada a implantação do projeto através da Lei de Incentivo à Cultura. Só em dezembro de 2002, foi assinado um contrato de patrocínio com a Petrobrás visando à execução da primeira etapa das obras de recuperação do templo católico.
Depois de uma ampla reforma, o Espaço Cultural da Barroquinha foi entregue ao público pelo prefeito João Henrique, em março de 2009. Este local é o primeiro passo para interromper o processo de degradação de mais um patrimônio arquitetônico da cidade e contribui para estimular a vocação cultural de Salvador, servindo como ponto de encontro para produção e consumo das artes.

| Estrutura e localização

Situado próximo a Praça Castro Alves, o Espaço Cultural Barroquinha fica ao lado do Espaço Cultural Unibanco de Cinema Glauber Rocha. O espaço tem capacidade para receber espetáculos de teatro, dança, música e conta com uma estrutura que inclui área para apresentações e platéia para 135 espectadores. Possui também uma sala de administração, foyer, camarins com sanitários exclusivos, área para exposições, memorial e um café de apoio aos eventos.

| Relação com o UFBAEMCENA

No intuito de convergir um público diversificado num mesmo lugar, a equipe de produção do UFBAEMCENA encontrou no Espaço Cultural Barroquinha o lugar ideal para a realização deste evento. Tanto por se tratar de um espaço acessível no centro da cidade, próximo de centros de estudos, locais de comércio e espaços culturais que diariamente possuem um fluxo contínuo de pessoas, quanto por ser um patrimônio histórico que por si já traz a pureza da arte em suas estruturas e permite de forma natural a apresentação de várias expressões artísticas, tal como idealizamos desde a elaboração do projeto.

| Como Chegar

Criamos uma página neste blog que irá te ajudar em como chegar no evento. Confira!

| Agenda

Mostra Universitária de Artes - UFBAEMCENA

Quando: 07 de julho (Quinta), a partir das 17h.
Quanto: GRATUITO
Público-alvo: Universitários e interessados em arte (geral).

|Dúvidas e esclarecimentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário